O sal no shampoo gerou muitas polêmicas e discussões a respeito do assunto. Alega-se que o sal no shampoo pode causar um ‘ressecamento’ nos fios. Será mesmo verdade?
Há diversos tipos de shampoos no mercado, cada um com sua característica. Para se diferenciar, muitas marcas resolveram dizer-se ‘shampoo sem sal’ como um benefício, ou simplesmente uma jogada de marketing?
Primeiramente deve-se esclarecer o que é chamado de sal aqui. Não estamos falando de sulfatos ou nada parecido, e sim com o sal comum de cozinha: NaCl (cloreto de sódio), também presente na água do mar.
E pode ser aí que tenha surgido o grande mito. Afinal, muitos já sentiram o cabelo endurecido e ressecado ao final de um banho de mar. A questão é que o cabelo não fica danificado somente por conta do sal presente na água, mas por outras questões como: outros tipos de sais e componentes da água do mar, sol e vento nos cabelos.
O fato é que não há ainda qualquer fundamento científico que comprove que o sal NaCl (cloreto de sódio), presente na fórmula de muitos shampoos, gere danos ou prejuízos aos cabelos.
Qual a função do sal no shampoo?
Como o shampoo é uma mistura de tensoativos que apresenta cargas livres, o sal utilizado ajuda a ordenar estas cargas na matriz acertando sua viscosidade.
O teor de sal usado nas formulações de shampoo é muito baixo, usado apenas para acertar essa viscosidade do produto e ajudar a criar espuma. E essa viscosidade é conseguida somente com uso muito baixo de sal, pois em grandes quantidades o sal deixa a fórmula muito fluída, bem líquida mesmo.
Para que o sal no shampoo pudesse causar um grande malefício aos fios, a concentração deveria ser inacreditavelmente altas, para forçar, por exemplo, uma desidratação da raiz capilar.
Shampoo com sal estraga o cabelo?
Se é utilizado o NaCl (cloreto de sódio) ou qualquer outro sal (cloreto de potássio, cloreto de magnésio, etc.) isso não muda o fato de que a presença de sal é necessária para estabilizar a formulação final e nem por isso vai causar algum dano aos cabelos, seja por ressecamento ou qualquer outro motivo.
Então, antes de colocar a culpa no sal do seu shampoo não funcionar bem no seu cabelo, você deve aprender como escolher o melhor shampoo para você. Mesmo quem tem cabelos com progressiva não precisa ter medo de usar um shampoo com sal.
A escolha do shampoo ideal deve se basear em alguns fatores como: tipo e espessura do fio, além do estado do couro cabeludo. Mas isso já é assunto para outro post!
A questão aqui é que não existe um shampoo que seja totalmente livre de sal. Mesmo nos shampoos que se dizem ‘sem sal’ pode ocorrer reações secundárias entre componentes que contém cloro com outros que contém sódio, formando assim o NaCl.
Então, quando um shampoo se diz ‘sem sal’, ele simplesmente quer dizer que não foi adicionado NaCl (e isso deve estar escrito nos asteriscos e letras pequenas no frasco), mas que ainda assim tem NaCl em sua fórmula.
Até alguns produtos sem NaCl podem ser encontrados, porém são bastante difíceis de passar pois são aguados, sem espuma e bastante caros. Não valendo o preço.
Então a expressão ‘sem sal’ nas embalagens de shampoos pode ser considerada uma jogada de marketing, pois o sal presente nas fórmulas não causa nenhum dano aos cabelos.
Agora que já desmitificamos tudo, viu que não precisa se preocupar com o sal do seu shampoo queridinho. Já sabia que o sal no shampoo era mito? Ou ainda acreditava nisso?
Referências: A review of shampoo surfactant technology: consumer benefits, raw materials and recent developments, International Journal of Cosmetic Science, (2018), 40, 16–30 Shampoo and Conditioners: What a Dermatologist Should Know?, Indian Journal of Dermatology (2015); 60(3): 248–254 disponível em Shampoo and Conditioners: What a Dermatologist Should Know? https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4458934/ The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality?, International Journal of Trichology (2014); 6(3): 95–99 disponível em The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4158629/ https://protetoresdapele.org.br/o-mito-do-xampu-sem-sal/