Any tips

As melhores dicas de beleza, maquiagem, estilo…

Estilo Athleisure: O que é, Looks e Dicas de Como Usar

As roupas de academia estão ganhando destaque nos looks de dia a dia; entenda como usar o novo estilo athleisure.

O conforto prático vem ganhando espaço no mundo da moda e no guarda-roupa de quem está sempre atualizado com as tendências. Até mesmo em coleções de designers internacionais e grandes nomes do mercado.

Créditos: Sofia Coelho / Instagram

E é exatamente por isso que a tendência athleisure está tão em alta. Esse conceito — que une os termos “athletics” (atletismo) e “leisure” (lazer) — busca trazer peças confortáveis, versáteis e funcionais para os looks do dia a dia. 

A tendência é, basicamente, uma combinação do mundo fitness com o mundo da moda mais sofisticada.

Créditos: Shirley Alarcón | @the.capsule.edit

O que é o estilo Athleisure?

Com uma proposta exatamente de conforto e praticidade, as roupas de academia começaram a se tornar presentes em tendências do street wear por se adaptarem a diversos ambientes e serem comuns ao dia a dia de milhares de pessoas ao redor do mundo. Roupas que sempre foram estereotipadas a apenas um tipo de ambiente, o esportivo, estão, portanto, quebrando barreiras no cotidiano.

Créditos: Dian  | Jo McKenzie

Resumindo em um único nome o objetivo do estilo, o athleisure une os dois mundos, possibilitando que uma peça de roupa seja usada ao seu máximo, em diferentes contextos e combinações.

Créditos: @nicolerusssell

Athleisure: um conceito recuperado

A tendência que tira das academias as peças esportivas e as coloca na rua, no dia a dia, começou a virar moda entre 1970 e 1980. Naquela época, grandes celebridades, inclusive um dos nomes mais icônicos da moda até hoje, a princesa Diana (Lady Di), começaram a utilizar tênis, moletons e shorts esportivos para passear e até trabalhar.

A partir daí, os looks com peças fitness se tornaram símbolo de beleza com facilidade e muito conforto e foram ganhando espaço. Nos anos 2000, a cultura hip-hop pegou ainda mais elementos do mundo esportivo e popularizou o athleisure como parte de um estilo de vida.

Hoje, muito mais ligada à preocupação com a saúde e o bem-estar, a tendência aproveita o desenvolvimento da moda fitness para compor looks versáteis e práticos, que facilitam os diferentes movimentos do dia a dia.

Créditos: Hailey Bieber (Reprodução/Pinterest)

Peças de roupa do estilo Athleisure

O início desta onda da moda pode ser estimado em diferentes trends que aconteceram nos últimos tempos, como o uso do tênis Adidas Samba, inicialmente pensado para o uso de atletas de futebol e futsal, por influenciadoras de moda e sua popularização como um calçado confortável e bonito.

Créditos: @caglaatmc | @francescasaffari

Além disso, a tendência das novas gerações de apropriar itens comuns a estilos diferentes e criativos trouxe de volta itens como os bike shorts e os tênis da marca New Balance, que até mesmo utilizou esse retorno para realizar campanhas irônicas e divertidas com o fato de que os calçados eram considerados “tênis de pai”, utilizados por gerações anteriores aos mais jovens da geração Z.

Créditos: @deidraa_

O aumento da procura por academias e atividades esportivas também possui influência sob a nova tendência athleisure. Segundo o ClassPass, empresa responsável pelos relatórios Fitness & Beauty Trends Report, a procura por academias no Brasil subiu 329% desde
2022, colocando o país como 2º país mais “fitness” do mundo.

Créditos: @stylesbyarianaa_

Como usar o estilo Athleisure no dia a dia?

Créditos: PardonMyKicks | Pinterest

Calças leggings, bermudas ciclistas, ou biker shorts, tênis e tops são os itens mais comuns dentro do mundo fitness, e, claro, podem ser usados e abusados no athleisure. O mais legal deste estilo é, exatamente, brincar com diferentes texturas, cores e silhuetas, já que misturar itens de mundos diferentes é o objetivo desses looks.

Para quem não está acostumado, pode ser um pouco estranho no início usar moletons com sandálias de salto ou leggings com jaquetas de couro, porém, depois de um tempo, a praticidade e versatilidade das roupas acaba conquistando.

 

Uma das principais formas de começar a implementar peças de roupas destinadas à prática de esportes em situações do dia a dia é combinar as bermudas ciclistas com silhuetas mais largas, como camisas, t-shirts e jaquetas grandes e pesadas. Por ser mais apertado, o biker shorts cria um volume interessante quando combinado com estas peças, além de ser um jeito fácil de usar bermuda para quem não gosta muito de shorts jeans e curtos.

Créditos: @_vanessamaree_ | Alya  | @breanne_harris

Os conjuntos também são grandes personagens na moda de academia e podem ser facilmente adaptados para looks mais formais e elegantes. As terceiras peças, como são chamados os sobretudos, casacos e coletes que podem ser colocados por cima de outras roupas, são sempre responsáveis por trazer modernidade e sofisticação aos modelitos, por isso elas são peças-chave para o athleisure.

Créditos: Laura Crafer | Pinterest

Mas, é claro, não apenas de roupas típicas de academias vive o athleisure. O estilo pode também implementar roupas próprias de esportes específicos a looks de passeio. Este é o caso das roupas utilizadas pelas tenistas, como as saias e blusas modelo polo combinadas com altos rabos de cavalo e tranças no cabelo – modelo que faz sucesso dentro da tendência.

Créditos: @cassndras | Dianne D’Aloia | Eden

Peças icônicas da moda athleisure

Com o avanço da moda fitness, hoje há uma infinidade de roupas que podem compor um look athleisure.

  • Macaquinhos e conjuntos

Em alta, os macaquinhos, bodies e conjuntos de academia trazem um ar moderno e versátil para o dia a dia. Eles podem funcionar como a parte de cima do look, sobrepostos por uma calça comum jeans ou de alfaiataria e até jaquetas.

O ponto positivo deste tipo de composição é a facilidade que ela oferece: para ir à academia, basta retirar a peça de cima, e pronto.

  • Tênis sneaker

Os tênis esportivos são ótimos, porque oferecem conforto e beleza. Eles combinam com calças, saias e shorts, e podem ser utilizados com meias de cano alto. Misture uma calça de alfaiataria com um top de compressão e tênis estilo “dad sneaker”. O contraste garante um visual moderno e confortável.

Créditos: Jazzmyne Jay/Instagram

Dos chamados “dad shoes”, mais largos e com muitas referências esportivas, aos modelos que imitam chuteiras, todos têm um espaço na tendência athleisure e contribuem para um look mais estiloso.

  • Moletom

As peças de moletom, principalmente os casacos, são opções que conferem aconchego e mobilidade e combinam bem com calças e shorts. Uma dica é utilizar o moletom em dias frios como parte de uma sobreposição. Por cima do casaco, pode vir uma jaqueta, blazer ou sobretudo mais formal.

Créditos: Tayla Santos/Instagram

Também podem ser usados combinados com uma peça-chave mais elaborada, como uma bolsa mais estruturada ou brincos “statement”.

  • Calça legging

No estilo athleisure, a calça legging será sua melhor amiga. Ela é confortável e combina com quase tudo. Use leggings com blusas longas ou terceira peça — como blazer, trench coat ou colete — para um look mais elaborado e equilibrado.

Créditos: @femmeblk/Instagram

Hoje, há leggings com recortes estratégicos, texturas e cores que permitem que a peça seja usada tanto em ambientes casuais quanto em situações mais arrumadinhas. Modelos em tecido canelado ou com acabamento acetinado são boas apostas para elevar o visual.

Calçados no estilo

Além das roupas, os calçados também são importantes para compor este estilo. Como a proposta é misturar o mundo do esporte com algo um pouco mais formal que caiba em outras situações, unir os dois é o segredo.

Créditos: Hailey Bieber | Jules Masson

Na hora de montar um look athleisure, caso as peças sejam em sua maioria roupas de academia, escolha um calçado mais sofisticado, como sandálias de salto, coturnos, botas e sapatos com couro. Já quando a base for formada por peças mais sofisticadas, o ideal é optar por um tênis que chame a atenção e remeta aos esportes, como o próprio Adidas Samba ou os tênis chunk, calçados de corrida com silhuetas maiores e mais fofas.

Créditos: Harper’s Bazaar Brasil | @keybykim

Dicas para não errar no look

Para que as roupas de academia femininas tragam conforto sem deixar o visual desleixado, é importante saber como equilibrar as peças e pensar na composição do look com atenção aos detalhes.

A dica básica para começar a aderir à tendência é apostar em peças neutras e curingas. Quanto menos detalhes e estampas, mais fácil é utilizar a roupa esportiva, sem chance de errar.

Créditos: Anna Fasano

Se o desejo é substituir o salto, basta manter o look tradicional e incluir um tênis. Se é a jaqueta jeans que incomoda, é possível combinar um moletom.

Bodies e croppeds com tecidos fitness também são peças fáceis para montar looks. Basta trocar a camisa de material rígido por uma dessas peças e manter o restante. Outra dica é brincar com sobreposições e proporções. Combine uma legging com um blazer estruturado ou use um top esportivo com uma camisa oversized aberta — o contraste cria um visual moderno e cheio de estilo.

Créditos: Aniyah Morinia / Instagram

Tendência que veio para ficar

O grande objetivo do estilo athleisure é criar roupas esteticamente bonitas que sejam apropriadas para passear, curtir momentos de lazer e, até mesmo, cumprir o treino ABCDE ou correr alguns quilômetros.

Em tempos corridos e estressantes, é importante poder contar com peças versáteis que permitam agilidade e conforto em diferentes momentos do dia.

 

Créditos: Pinterest

Como as tendências de moda acompanham também tendências sociais e de comportamento, o gosto pelo athleisure pode estimular até a criação de hábitos saudáveis. Atualmente, existem diversos locais nos quais a proposta é transformar o esporte e a academia em momentos de prazer e relaxamento.

Frequentar aulas conjuntas, estúdios de pilates e yoga e correr maratonas com amigos e família antes de um almoço ou passeio no parque pode ser uma forma de se movimentar e, aproveitando o conceito do athleisure, unir o prazer e o divertimento à saúde física e mental proporcionadas pela prática de atividades físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.