As pontas duplas conseguem deixar qualquer mulher em pânico! Elas costumam aparecer quando você menos espera, deixando seu cabelo com aspecto seco e quebradiço, um visual nada legal. Já sofri muito com pontas duplas, claro que ainda devo ter algumas (impossível se livrar delas totalmente), mas é em muito menor quantidade e já não me incomoda mais.
Primeiro vamos saber um pouco mais do que pode causar essas pontas duplas e assim evitar que elas apareçam.
O que causa Pontas Duplas?
Essas queridinhas irão aparecer em nossos cabelos quando a estrutura do fio estiver comprometida. Quando a cutícula externa do fio é danificada, as pontas duplas se formam.
Além da péssima aparência que causa aos fios, ter as pontas duplas, isso é as cutículas do fio abertas, pode acarretar em problemas na estrutura interna do fio, devido a falta dessa proteção externa.
Muitas coisas podem fragilizar a cutícula como: processos químicos, vento, mar, piscina, sol, chapinha, secador, poluição…
Viu só? Por isso que é bastante comum ter pontas duplas.
Para evitar esse problema:
- Pare de usar o secador, chapinha e babyliss todos os dias. Deixe para usar somente nos dias realmente necessários. E, se for usar, não esqueça o protetor térmica e no caso do secador, mantenha uma distância de uns 20 cm do cabelo.
- Evite banhos muito quentes quando for lavar o cabelo. A temperatura alta irá danificar a estrutura do fio.
- Diminua os procedimentos químicos como descolorir o cabelo, escovas progressivas e outros procedimentos mais agressivos. Dê um tempo para que seu cabelo consiga se recuperar de tantas agressões. Se for fazer, procure sempre um especialista. Esses procedimentos caseiros tendem a dar muito errado!
Como tratar Pontas Duplas?
Uma rotina de tratamentos que incluem máscaras de hidratação e óleos devem fazer parte do dia a dia de um cabelo saudável. Esses produtos ajudarão a recuperar o fio do cabelo e farão o selamento das pontas duplas.
Quando uma ponta dupla é formada não há mais como ‘colar’ as partes. Há produtos que ajudarão elas a se manter unidas, mas elas nunca mais serão 1 só de novo.
Então a medida definitiva para elas é sim cortar as pontas. Para tirar de vez esse problema é necessário realizar o corte das pontas do cabelo de 2 em 2 meses, o que eliminará as pontas duplas. Agora, não adianta cortar e não realizar o tratamento através de produtos adequados, pois desse jeito as pontas duplas irão voltar novamente.
Sempre que for usar chapinha ou secador utilize protetores térmicos, para que as altas temperaturas não danifiquem o fio do cabelo, principalmente as pontas.
E, sempre que possível, evite de usar secador. Deixe o cabelo secar naturalmente.
Produtos para Pontas Duplas
Está cansada de conviver com essa duplinha? Eu também convivi por muito tempo com pontas duplas. Em uma época onde tinha bastante tempo livre (cadê?) chegava a procurar e ir cortando uma a uma.
Hoje já consegui achar alguns bons produtos para tratar e é bem raro ter pontas duplas agora.
– Hidratação
As máscaras de hidratação poderão ajudar na reposição de vitaminas e nutrientes do cabelo, além de óleos que ajudarão a unir essas pontas duplas.
É importante buscar por máscaras com ativos emolientes e óleos, para que haja um selamento da cutícula e assim a prevenção de pontas duplas.
Essas são as máscaras queridinhas para tratar pontas duplas.
– Óleos
Os óleos capilares nos ajudam formando uma película protetora no fio, impedindo a perda excessiva de água e protegendo a cutícula do fio contra agressões externas.
Esses são os meus preferidos. Adoro principalmente o da Wella e o da Truss.
Veja a resenha: Resenha: Óleo Capilar Wella Oil Reflections Light
Espero que tenha te ajudado a entender melhor e como tratar esse probleminha tão chato das pontas duplas. Já usou algum desses produtinhos? Qual mais gostou?