Muitos dermocosméticos tem utilizado o ácido glicólico em sua composição. Você sabe o que é e para que serve?
O que é o Ácido Glicólico?
Os AHAs (alfa-hidróxidos) são ativos bastante utilizados em dermocosméticos. Eles são encontrados em alimentos como frutas, cana-de-açúcar e iogurte, que contêm ácido glicólico, ácido láctico, ácido málico, ácido tartárico e ácido cítrico.
O mais simples e mais utilizado é o ácido glicólico, derivado da cana-de-açúcar.
O ácido glicólico tem o menor peso molecular entre todos os AHAs, dessa maneira ele consegue penetrar na pele facilmente.
O ácido glicólico penetra na camada mais superficial da pele e destrói as ligações dessas células, o que ajuda na esfoliação e renovação da pele.
Pode ser encontrado em várias concentrações. Quanto maior a concentração, mais intensa será a descamação da pele.
Benefícios do Ácido Glicólico para a pele
Conheça os principais benefícios do uso do ácido glicólico para sua pele.
1. Renovação da pele
A principal função do ácido glicólico é provocar a descamação da pele e assim estimular sua renovação. Com a provocada esfoliação, as células mortas são descartadas dando vida a novas células.
É o jeito mais seguro e efetivo de fazer uma esfoliação. Ao invés de usar esfoliantes físicos e abrasivos que podem prejudicar e irritar a pele.
2. Combate ao envelhecimento
O ácido glicólico aumenta a espessura da epiderme, ativa os fibroblastos e estimula o colágeno dérmico. O aumento da densidade e espessura das fibras de colágeno ocorre em decorrência da capacidade do ácido glicólico em acelerar a síntese de colágeno pelos fibroblastos.
Com a estimulação do colágeno, a pele torna-se mais firme, luminosa e a profundidade das rugas diminui.
3. Seguro para acne
O ácido glicólico pode ser usado em quem tem acne também, para normalizar a queratinização e aumentar o ácido hialurônico na pele e estimular a produção do colágeno.
Como ele ajuda na remoção de células mortas, pode ajudar a diminuir a formação da acne e de cravos pretos.
4. Ajuda a clarear manchas
Com a renovação das células da pele, os pigmentos contidos nela tendem a clarear.
A hiperpigmentação de velhas cicatrizes de acne, manchas de idade, danos causados pelo sol ou melasma é armazenado por semanas em nossa camada de células mortas. O que o glicólico faz, então, é livrar-se de uma boa quantidade desses pigmentos em excesso, ajudando a uniformizar o tom geral da pele.
Como usar o Ácido Glicólico
O ácido glicólico, apesar de ser descamativo, é um ácido bastante seguro para todos os tipos de pele. O ideal é que seja utilizado apenas à noite já que há alguns estudos que sugerem que o ácido glicólico pode deixar a pele mais sensível à exposição solar.
A verdade é que dependerá muito da concentração de ácido do produto. Porém, para haver essa sensibilização teria que ser uma concentração acima de 20%, o que é bem difícil de ser encontrado em cosméticos.
Sempre é melhor prevenir, então faça uso sempre de filtro solar acima de FPS50.
Como o ácido glicólico deixa a pele mais seca, o ideal é fazer uso de um hidratante logo após a aplicação. Outra alternativa é buscar por produtos que possuem algum ativo hidratante combinado ao ácido glicólico, ajudando a minimizar esses efeitos.
Uma ótima opção é usá-lo como preparativo para outros produtos de tratamento. Você conseguirá uma melhor absorção desses ativos, utilizando o ácido glicólico previamente.
Pode usar dia sim, dia não, ou todos os dias se não possui uma pele sensível. Eu utilizo-o 1x ao dia, pela noite.
Concentração do ácido
Como dito anteriormente, quanto maior a concentração maior será a descamação e com isso a irritação da pele.
Dermatologistas consideram seguro o uso diariamente de produtos com 7 a 10% do ácido. Teste sempre e veja o que melhor adapta-se à sua pele.
Tem contra indicação?
Pessoas com pele muito sensível ou muito seca devem evitar o uso de ácido glicólico, para evitar uma irritação excessiva.
Em algumas épocas do ano, como inverno ou quando pegamos muito sol, é bom evitar o uso ou diminuir a frequência.
Algumas pessoas podem sentir um leve pinicamento, o que é bem diferente da sensação de queimadura. Isso é normal, mas sempre fique atenta se a sensação piorar.
Produtos com Ácido Glicólico
Conheça alguns produtos no mercado que utilizam o ácido glicólico como ativo.
Confira aqui a resenha do Vichy Peptide-AHA.
Referências: Randomized clinical efficacy of superficial peeling with 85% lactic acid versus 70% glycolic acid - Paula Souza Prestes, Márcia Motta Maia de Oliveira, and Gislaine Ricci Leonardi: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3900339/ Comparative Effects of Retinoic Acid or Glycolic Acid Vehiculated in Different Topical Formulations - Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos, Lorena Rigo Gaspar, Gisele Mara Silva Gonçalves, Lúcia Helena Terenciane Rodrigues Pereira, Marisa Semprini, and Ruberval Armando Lopes: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4302967/ Dual Effects of Alpha-Hydroxy Acids on the Skin - Sheau-Chung Tang and Jen-Hung Yang: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6017965/
Amei..
Fico muito feliz Cristiane!