Um ácido vem ganhando espaço na rotina de pele de muita gente. Vamos conhecer mais a respeito do ácido mandélico, um tipo de AHA, seus benefícios e usos para a pele. Além de conhecer uma lista de produtos que contém esse ativo.
O que é o Ácido Mandélico?
O ácido mandélico é um tipo de AHA, assim como o ácido glicólico. É derivado da amêndoa e é mais suave com a pele do que outros ácidos.
Assim como outros tipos de AHA, ajuda na esfoliação da pele, quebrando as ligações entre as células mortas e assim ajudando-as a desprender-se.
Ácido Mandélico x Ácido Glicólico
A principal diferença com outros AHAs, como o ácido glicólico, é o tamanho de sua molécula, que é bem maior, e com isso torna-se mais suave por penetrar mais lentamente na pele.
Por não penetrar tão fundo na pele, também causa menos irritação e alergias.
Benefícios do Ácido Mandélico
O ácido mandélico é o AHA mais estudado para uso de quem tem acne, justamente por ser mais suave. E também muito utilizado em peles delicadas e sensíveis.
Vamos conferir então os principais benefícios desse ativo.
1. Ajuda no tratamento da acne
O uso de produtos para a pele contendo ácido mandélico ajuda a regular a produção de sebo, desobstruir os poros e reduzir a inflamação. Isso pode resultar em menos acne. Além do mais, o ácido mandélico possui uma forte atividade antibacteriana.
Um estudo recente descobriu que um peeling químico com 45% de ácido mandélico foi tão eficaz quanto um peeling químico com 30% de ácido salicílico na acne leve a moderada.
O estudo também descobriu que o ácido mandélico pode ter uma vantagem sobre o ácido salicílico no tratamento da acne inflamatória e o ácido mandélico também pode ter menos efeitos adversos.
2. Pele mais clara
O ácido mandélico atua como um esfoliante, e com isso a pele fica mais renovada e clara. Atua também no tratamento de manchas e áreas escurecidas, já que promove a renovação das células.
3. Promove a produção de colágeno
O ácido mandélico ajuda a fortalecer o colágeno da pele, contribuindo para a diminuição de rugas e sinais de idade.
O uso de concentrações do ácido entre 10% a 20% mostrou um aumento no nível de glicosaminoglicanos na pele, que são precursores do colágeno.
4. Acelera a renovação das células da pele
Como dito acima, o ácido mandélico é um tipo de AHA, que atua como um esfoliante químico. Dessa forma ajuda na renovação da pele, colaborando no tratamento de acne e manchas.
Como usar o Ácido Mandélico em sua rotina de pele?
A sugestão é usar o ácido mandélico em sua rotina de pele noturna, no lugar do ácido glicólico ou outro AHA. Não tem razão de misturar diferentes tipos de AHAs já que possuem o mesmo tipo de benefício. Evite também o uso conjugado com retinol e outros ácidos.
O uso com a vitamina C é liberado.
O ácido mandélico é melhor indicado para quem tem acne e pele sensível.
Então, após a limpeza da pele, aplique um produto que tenha o ácido mandélico, espere secar e aí sim aplique seu hidratante.
Não esqueça nunca do uso do protetor solar, já que o ácido mandélico deixa a pele mais fotosensível.
Produtos com Ácido Mandélico
Conheça abaixo alguns produtos que possuem o ácido mandélico em sua formulação e escolha um para colocar em sua rotina.
Referências: Mandelic Acid: Aha Por Madhuri Sharon, Annika Durve, Anuradha Pandey, Manish Pathak