Any tips

As melhores dicas de beleza, maquiagem, estilo…

As 10 Melhores Dicas de Dermatologistas

Percebe que aqui no blog há diversos post sobre cuidados com a pele. Esse é um assunto que me interesso muito e estou sempre pesquisando e estudando sobre o assunto.

Hoje reuni as 10 melhores dicas que vi dermatologistas comentando e resolvi compartilhar com vocês!

1 – Use filtro solar.

Acredito que não haja unanimidade maior entre os dermatologistas do que o uso do filtro solar. Já é bastante conhecido os danos que os raios UVA e UVB podem causar a pele, envelhecendo-a de maneira bastante agressiva.

Então não esqueça: Use filtro solar! De verdade. Em todos os lugares: em casa, em dias nublados, desde o quanto antes. Não adianta começar tarde.

Mesmo as luzes de smartphones e computadores podem piorar manchas e melasma.

2 – Tenha bons hábitos.

A melhor prevenção para ter uma pele saudável é começar pelos bons hábitos.

Uma boa alimentação, ingestão adequada de água (pelo menos 2 litros), prática de atividade física, evitar o estresse, farão mais milagre do que qualquer creme ou tratamento.

3 – Limpe sua pele corretamente.

A limpeza é a base do cuidado com a pele, pois somente com a sujidade da pele impede a penetração dos produtos cosméticos. Então não adianta nada comprar um creme ou sérum super caro e não realizar a limpeza de sua pele adequadamente. Comece pelo básico!

Mas não exagere, a limpeza não precisa ser de forma agressiva. Uma limpeza leve e adequada ao seu tipo de pele somente para retirar resto de maquiagem, retenção de sebo nos poros, poluição…

+ Veja: Melhores Produtos para Usar no Banho

4 – Hidrate a sua pele.

Todo tipo de pele é necessário hidratação, até mesmo as oleosas. Óleo é diferente de água. Escolha o hidratante de acordo com seu tipo de pele.

A hidratação ajuda a proteger a barreira que protege a pele, havendo menos desgaste e envelhecimento.

+ Veja: Hidratação Corporal: Melhores Produtos e Dicas

5 – Faça procedimentos estéticos desde cedo.

Isso não é um incentivo, mas se precisa fazer algo comece cedo. Não espere seu rosto ficar uma lástima, porque aí você terá que investir muito mais dinheiro e mesmo assim não vai ficar grandes coisas.

Botox deve ser prevenção e não quando as rugas já estiverem formadas. Se você tem muita expressão facial, sorri muito, franze a testa, comece a aplicação lá pelos 30.

Se possui manchas, faça tratamento com luz pulsada, laser, peeling, enquanto elas ainda estão mais fracas. Será muito mais fácil clareá-las dessa maneira.

Sei que deve estar pensando em todo o custo, mas pense bem, se começar cedo o investimento será muito menor.

6 – Cuide da saúde hormonal.

Os hormônios tem grande destaque no papel de anti-envelhecimento da pele. Faça exames regularmente para saber a quantas anda sua saúde hormonal e, se necessário, faça a reposição.

7 – Dê atenção às áreas delicadas.

As primeiras áreas a apresentarem sinais de envelhecimento são as áreas mais delicadas, que possuem a pele mais fina, como área dos olhos e os lábios. São elas que denunciarão sua idade!

Dê atenção a elas primeiro. Diariamente aplique um creme específico para região dos olhos. Use hidratantes labiais e à noite aplique um creme mais espesso, na região dos lábios.

8 – Trate seu pescoço como extensão do seu rosto.

Hoje já é bastante comum as pessoas terem uma rotina de cuidados com o rosto, mas ainda é bastante comum esqueceram de uma parte também bastante importante: o pescoço!

Seu pescoço deve ser tratado igualmente como seu rosto. Aplique os mesmos produtos de limpeza, tratamento e hidratação. O pescoço possui uma pele bastante fina e propensa às rugas, por isso capriche mais na hidratação e produtos anti-idade. Principalmente se possuir um pescoço longo, como o meu.

9 – Não use muitos produtos.

Misturar muitos produtos para pele de uma vez só pode sobrecarregar e deixar sua pele pior.

De manhã: limpeza, hidratante e filtro solar. De noite: limpeza e produto de tratamento. Esse são os básicos e essenciais para uma rotina de cuidado com a pele.

Você pode alternar os produtos durante a semana e também fazer uso de alguns em áreas específicas, como região dos olhos ou alguma mancha.

10 – Não esqueça de esfoliar.

Além da limpeza diária, é importante também esfoliar a pele 2x a no máximo 3x por semana para retirar aquele excesso de pele morta.

Para uma esfoliação mais gentil e delicada use esfoliantes químicos como ácido lático ou o queridinho ácido glicólico. Eles ajudam a renovar a pele e dar aquele glow de pele hidratada e bem cuidada, além de ajudar a minimizar poros e rugas!

melhores dicas de dermatologista

Claro que essas dicas não substituem uma consulta com um dermatologista. Mas é sempre bom adicionar alguma (ou melhor todas!) essas dicas em nossa rotina diária.

Quais dessas dicas você já pratica? Quais vai incluir em sua rotina de cuidados com a pele?

Referências: Cuidados dermocosméticos para uma pele saudável: aconselhamento farmacêutico nos casos mais comuns, Autor: Fernandes, Adriana Isabel Palhares - http://hdl.handle.net/10400.1/3134

Natalia Chinelato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.