É comum para mulheres crespas, lisas e cacheadas procurarem salões diferentes para os cortes e outros tipos de tratamentos capilares. No entanto, procurar um especialista todos os meses ou mais de uma vez ao mês pode não caber no orçamento. Há cuidados que podem ser feitos em casa, evitando emergências que precisam das idas aos cabeleireiros.
Esses cuidados servem para qualquer tipo de cabelo e exigem pouco tempo, sendo feitos nos horário disponíveis na rotina de qualquer um. Essa necessidade de cuidados capilares tem sido percebida cada vez mais e se reflete em pesquisas sobre hábitos de consumo.
De acordo com dados da Mordor Intelligence, empresa focada em pesquisas de marketing, produtos de hair care no Brasil fazem parte de um mercado que tem previsão de crescimento até 2028. A pesquisa revela que os brasileiros consomem quatro vezes mais do que a média mundial os produtos pós-xampu, como cremes, condicionadores e leave-ins.
Outro levantamento de dados sobre esses produtos revela um problema que expressa ainda mais a importância do hair care. A pesquisa NPD Sales Tracking Brazil informou que o consumo de produtos capilares antiqueda cresceu 30% em 2022.
Além do uso de produtos para reverter esse e outros problemas capilares, há hábitos que podem favorecer ou prejudicar a saúde do cabelo, e que vão desde uma boa alimentação até a forma em que o cabelo é penteado.
Confira quais são e de que forma podem ser feitos para deixar o cabelo em sua melhor forma, seja curta, longa, crespa, cacheada, lisa ou afro.
Hair Care com produtos
Apesar das diferenças entre os tipos de cabelo, alguns problemas são comuns como a queda capilar, as pontas duplas, a oleosidade, o ressecamento e as caspas. Cada um deles vai exigir um tipo específico de xampu para tratar. Por isso, não é qualquer xampu ou condicionador, por exemplo, que pode ser aplicado.
Quando se fala de padrões de beleza é comum ouvir que o homem ou a mulher deve encontrar a roupa com a qual sinta-se bem e que ajuste-se ao corpo. O mesmo vale para os cabelos, é o xampu que deve ser ideal para a forma do cabelo e para o combate do problema enfrentado.
Xampus e condicionadores para cabelos oleosos, secos, mistos, com frizz, cacheados, com química e antiqueda são alguns dos exemplos da variedade existente.
Para quem tem preocupação com questões ambientais, existem também versões mais ecofriendly dos produtos, como o condicionador natural em barra. Esse item não utiliza água em sua composição e possui outros componentes do condicionador em concentração maior.
Falando em concentração, também é importante saber dosar o uso dos produtos e prestar atenção nas etapas de aplicação. Essa parte geralmente é orientada nas embalagens, informando por quanto tempo o produto deve permanecer no cabelo e antes ou depois de quais outros itens ele deve ser aplicado.
Cabelos finos, curtos, longos, médios e volumosos precisam de quantidades diferentes de creme, sendo os longos e volumosos aqueles que exigem quantidade maior. Produtos aplicados em excesso também podem causar danos ao couro cabeludo.
Danos provocados pela temperatura
Um dos grandes problemas está no banho quente, favorito principalmente no inverno. A água quente é a vilã da saúde capilar, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A instituição recomenda optar pela água morna ou gelada, as quais ajudam a manter a hidratação do cabelo e a selagem da cutícula capilar.
Se banho quente prejudica os fios, e o secador? Ele também. Deixar o aparelho muito próximo ao couro cabeludo e usá-lo por muito tempo pode danificar o cabelo, pelo excesso de calor. O ideal, antes de secar o cabelo com secador, é passar um protetor térmico nas mechas, e o mesmo deve ocorrer antes do uso da chapinha e do babyliss.
O protetor térmico também é um grande aliado em outras situações, como a exposição ao calor do sol e aos famosos raios UV que vêm dele. Esse produto é recomendado também para dias nublados, pois mesmo com a presença de nuvens o sol está escondido e liberando os raios UV na atmosfera.
Para ter uma garantia a mais de proteção, é recomendado usar chapéus ou bonés para ir à praia ou outros ambientes com maior exposição ao sol.
Veja mais aqui: Cuidados com os Cabelos no Verão: O Guia Completo
Cortes e química
Uma afirmação muito presente no senso comum é que para o cabelo crescer é preciso abrir mão dos cortes. Isso, porém, é um mito. O cabelo, como as plantinhas, exige umas aparadas que representam muito mais do que mudança de visual, elas são necessárias para o crescimento dos fios. Cortar para retirar fios quebrados favorece o objetivo de ter um cabelo longo e saudável.
Ao falar de saúde capilar, outro tema que não pode deixar de ser comentado são os procedimentos químicos. Pinturas, progressivas, cauterizações, tudo isso entra nessa categoria, que é grande amiga da autoestima, mas não se pode dizer o mesmo considerando a saúde capilar.
Para não evitá-los por longos períodos de tempo para recuperação total do cabelo, é preciso distanciar o tempo entre um procedimento e outro. O ideal é evitar que dois ou mais desses serviços sejam feitos em seguida um do outro.
Demais cuidados
Sobre os estragos provocados pela química e pela temperatura, alguns podem saber, mas o que não pode ser de conhecimento geral é que até a forma de pentear o cabelo pode ajudá-lo a resistir mais forte e brilhoso.
Ao deparar-se com um nó, os donos ou donas de cabelos longos podem se sentir frustrados e pentear mais agressivamente como um tipo de tentativa de “vencer” o problema. Essa atitude pode ser o verdadeiro problema, pois ela deixa o cabelo mais danificado e com mais tendência a criar nós.
Pentear os cabelos delicadamente pode levar mais tempo para desembaraçar, mas evita a quebra de fios, e isso tem ainda mais efeito quando é usado um pente com cerdas largas ou escovas específicas que não quebram os fios. É recomendado também que os fios sejam penteados úmidos, podendo ser aplicado leave-in para facilitar.
Desembaraçar o cabelo partindo de cima para baixo, das pontas para a raiz, é uma atitude que pode evitar a formação de nós. Outra atitude saudável é evitar que os cabelos úmidos fiquem enrolados em toalhas ou outros tecidos, porque isso pode deixar os fios mais elásticos e quebradiços.
Além desses cuidados, não são só os produtos de hair care que são responsáveis pela “alimentação” dos fios e que são fundamentais para ter um cabelo bonito e saudável. A nossa própria alimentação também reflete muito nesse aspecto.
Vitaminas presentes em alimentos podem contribuir em características diferentes para os fios. A vitamina A é uma delas; responsável por nutrir as células do couro cabeludo, ela pode ser encontrada na manga, espinafre, mamão, manga e cenoura.
Então agora é colocar a mão na massa e aplicar todas essas dicas básicas de hair care para ter um cabelo incrível e saudável!