A niacinamida vem ganhado cada vez mais espaço na rotina de cuidados com a pele. Já conhece esse ativo? Confira o post de hoje para saber tudo!
O que é niacinamida?
A niacinamida, também conhecida como vitamina B3 e nicotinamida, é uma vitamina solúvel em água. Atua com as substâncias naturais da pele para ajudar a melhorar vários problemas de pele.
Os ensaios clínicos e pesquisas mostram resultados notáveis do ativo como um tratamento para anti-envelhecimento, acne, descoloração da pele e pode até estimular a produção de colágeno na pele.
Benefícios da Niacinamida
A niacinamida pode ajudar em muitos aspectos para uma pele mais saudável e jovem. Confira:
1. Atenua linhas finas e rugas
A niacinamida aumenta a produção de colágeno na pele, mantendo-a macia e flexível, ao mesmo tempo que a protege de estresses ambientais, como luz solar, poluição e toxinas.
Isso ajuda na redução de sinais de envelhecimento, como as linhas finas e rugas.
2. Diminui os poros
Estudos descobriram que a niacinamida reduziu significativamente o tamanho dos poros, mantendo a pele firme e com o tempo suavizando a textura irregular da pele.
3. Tratamento de acne e eczemas
O ativo de niacinamida reduz a inflamação, o que ajuda a aliviar a vermelhidão de eczemas, acne e outras doenças inflamatórias da pele.
4. Clareia manchas e melasma
Pesquisas descobriram que a niacinamida pode ajudar a clarear manchas claras e escuras e também hiperpigmentação como o melasma, devido ao aumento da produção de colágeno.
Esses benefícios foram vistos depois de algumas semanas.
5. Regula a oleosidade
A niacinamida tópica também pode ajudar a regular a quantidade de óleo produzida pelas glândulas sebáceas.
Tem contra indicação?
É um dos ativos mais seguros e indicados para todos os tipos de pele. Bastante recomendado por dermatologistas pois a aceitação é bastante boa, assim como o ácido hialurônico.
Pessoas com alergias preexistentes podem ter maior probabilidade de apresentar uma reação alérgica. Isso ocorre porque a niacinamida pode fazer com que seu corpo libere histamina.
Para evitar reações alérgicas e sensibilidade ao produto faça sempre um teste de contato.
Qual porcentagem de niacinamida é mais eficaz para os cuidados da pele?
5–10%. 10% é a concentração máxima que é bastante segura sem risco de causar irritação. Mas nenhum dos estudos de pesquisa que conheço vai além de 5% ao observar seus efeitos. Então há pouco estudo que a niacinamida a 10% teria mais benefícios do que 5%.
Nesse caso 5% seria a melhor opção para evitar uma irritação desnecessária na pele.
Se você tem pele sensível, pode começar com uma concentração mais baixa. Fórmulas com 2% de niacinamida podem ajudar a aliviar os sintomas de eczemas e condições semelhantes.
Como usar a niacinamida
A niacinamida pode ser usada diariamente, tanto de manhã como à noite. O ideal é usá-la 2x ao dia para um resultado mais efetivo, já que a niacinamida age de forma mais lenta e os resultados podem demorar para aparecer.
Escolha produtos como cremes ou hidratantes ao invés de sabonetes ou tônicos. Assim o ativo permanecerá na pele mais tempo e conseguirá um resultado melhor.
Eu utilizo à noite em um creme para área dos olhos, combinado com ácido kójico.
Aliás, o ativo pode ser combinado facilmente com outros ativos, intensificando seus benefícios.
Pode usar vitamina C e niacinamida?
Há um grande medo de que esses 2 ativos não podem ser usados pois poderiam causar vermelhidão. Porém essa questão faz referência a estudos feitos há mais de 40 anos.
Grande parte da preocupação vem da ideia da hidrólise da niacinamida em ácido nicotínico (também conhecido como niacina) quando combinada com vitamina C ou qualquer outro produto ácido.
Esta conversão causaria rubor facial, vermelhidão e formigamento. Mas qualquer produto com niacinamida e um ácido pode realmente hidrolisar em ácido nicotínico ao longo do tempo, independentemente de sua associação com a vitamina C.
É importante lembrar que a niacinamida é na verdade um ingrediente bem resistente – o calor e outros fatores ambientais não têm tanto impacto sobre ele quanto teriam sobre ingredientes mais delicados.
Além disso, estudos sobre a conversão da niacinamida em ácido nicotínico mostram que ela só se converte sob calor extremo por longos períodos de tempo e que apenas pequenas quantidades do produto realmente mudam.
Essa conversão pode ser facilmente reduzida mantendo seu produto com niacinamida fora da luz solar direta e em um ambiente mais fresco e estável.
Produtos com niacinamida
Confira os principais produtos no mercado que possuem o ativo niacinamida.
Referências: Niacinamide: A B vitamin that improves aging facial skin appearance - Donald L Bissett 1, John E Oblong, Cynthia A Berge: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16029679/ Nicotinic acid/niacinamide and the skin - W Gehring: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17147561/ How Much Do We Really Know About Our Favorite Cosmeceutical Ingredients? - Jacquelyn Levin, DO and Saira B. Momin, DO: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2921764/ A Double-Blind, Randomized Clinical Trial of Niacinamide 4% versus Hydroquinone 4% in the Treatment of Melasma - Josefina Navarrete-Solís, Juan Pablo Castanedo-Cázares, Bertha Torres-Álvarez, Cuauhtemoc Oros-Ovalle, Cornelia Fuentes-Ahumada, Francisco Javier González, Juan David Martínez-Ramírez, and Benjamin Moncada: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3142702/ https://www.researchgate.net/publication/286270242_A_Review_of_the_range_of_effects_of_niacinamide_in_human_skin