Estudar fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas, seja para aprender outra língua, outros costumes, ou como complemento para a graduação.O que muitos podem ficar em dúvida é sobre como escolher o destino ideal.
Você já sonhou em explorar novos horizontes, mergulhar em culturas diferentes e aprimorar seu idioma em um ambiente imersivo?
O intercâmbio é uma experiência transformadora que oferece tudo isso e muito mais. No entanto, com tantos destinos incríveis ao redor do mundo, pode ser difícil decidir para onde ir. Se você é uma mulher aventureira em busca de inspiração para escolher o destino perfeito para o seu intercâmbio, estou aqui para ajudar!
Pensando nisso, preparei um guia de como se organizar para o primeiro intercâmbio com dicas fundamentais para fazer a escolha certa.
Confira as dicas essenciais abaixo:
Primeiro: Defina qual é o objetivo do intercâmbio
A primeira questão a ser resolvida é sobre o objetivo pretendido com o intercâmbio, devido ao fato de existirem diversas modalidades.
- Existe a modalidade de intercâmbio escolar, na qual o aluno estuda durante um período em uma escola cadastrada e preparada para receber alunos estrangeiros;
- A viagem apenas para estudo do idioma falado naquele país (nesta modalidade, o intercambista vai estudar em uma escola de línguas para focar apenas no idioma);
- Há também a modalidade de intercâmbio universitário;
- E, por fim, o intercâmbio remunerado (no qual o intercambista vai receber um emprego temporário, tudo feito através de agências de turismo, para sentir como é o cotidiano naquele país).
Qual idioma pretendido?
O segundo passo é escolher o idioma a ser estudado, seja por afinidade, por ascendência de imigrantes na família ou preparação para o mercado de trabalho.
A grande maioria acaba dando preferência para os países de língua inglesa pela facilidade de documentação e por ser a língua universal dos negócios, mas nada impede de escolher outras línguas como: espanhol, alemão, italiano, francês, japonês, malaio, russo, coreano, xhosa, entre outras.
Estude sobre os países nativos do idioma escolhido
Agora que o idioma foi escolhido, basta decidir o país propriamente dito. Para isso, é muito importante pesquisar todos os aspectos sobre aquele local, como: moeda, clima da região, aceitação de estrangeiros, costumes e tradições da região, culinária, vizinhança próxima a escola ou universidade, disponibilidade de transporte público, valores médios de alimentação, vestuário e internet, proximidade de hospitais e mercados, qual o tipo de lazer mais praticado pelos habitantes, criminalidade na região, pontos turísticos, entre outros.
Os principais destinos escolhidos para um intercâmbio são: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, pois tem o idioma inglês que é o mais procurado, além de serem países super seguros.
Com essas informações em mãos, é preciso pesar os prós e contras entre cada país selecionado. Assim definido qual o país, também tem a decisão de qual região (também pesando prós e contras).
Após definida a região, é escolhida a cidade (pesquisando sobre cada bairro).
Depois de decidir tudo, fica mais fácil organizar as finanças para a compra de passagens aéreas, aluguel de carro, compra de roupas, material escolar, aluguel de apartamento ou casa, mantimentos, etc.
Consulte experiências anteriores
Não hesite em buscar a opinião de pessoas que já realizaram intercâmbios em diferentes destinos. Suas experiências podem fornecer insights valiosos e ajudá-la a tomar uma decisão informada.
Nada melhor do que alguém que já viveu a experiência na prática para te fornecer detalhes e informações necessárias.
Converse com o agente de viagens
É sempre imprescindível confirmar tudo o que foi pesquisado com um profissional de uma agência de viagens voltada para intercâmbio, para evitar cair em golpes ou ter qualquer tipo de surpresa pelo caminho.
É muito importante conferir toda a documentação necessária (extratos bancários, passaportes, antecedentes criminais, histórico escolar) para não faltar nada de última hora.
Vale lembrar que, dependendo do país escolhido, é preciso conseguir um visto de permanência; este documento deve ser emitido no consulado daquele país, através de uma entrevista e de pagamento de taxas, para poder ser admitido como um imigrante temporário legal.
Um intercâmbio é uma jornada única e emocionante que oferece inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Então, prepare-se para embarcar nessa aventura e abrir portas para um mundo de possibilidades!